info
Soure
line
foto Soure

Soure, Município português, pertencente ao distrito de Coimbra, compreendendo 12 freguesias (Alfarelos, Brunhós, Degracias, Figueiró do Campo, Gesteira, Granja do Ulmeiro, Pombalinho, Samuel, Soure, Tapéus, Vila Nova de Anços e Vinha da Rainha). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 21 700 residentes para uma área bruta de 262 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -18%.

A economia municipal assenta na agro-pecuária, silvicultura, indústria alimentar, comércio retalhista e restauração, destacando-se ainda o papel da administração local.

Localizada a sudoeste da cidade de Coimbra, a vila de Soure é sede de município e registava uma população de cerca de 1800 residentes em 1991.

O património edificado mais importante inclui o que resta do castelo (que pode remontar à ocupação dos visigodos), a igreja matriz (quinhentista, com retábulo renascentista e pintura maneirista), a capela de São Mateus e várias capelas românicas e manuelinas integradas em moradias, o pelourinho (manuelino), o cruzeiro, a igreja da Misericórdia e o paço dos duques de Cadaval, em Vila Nova de Anços.

Povoação muito antiga, foi palco de prolongadas lutas entre cristãos e muçulmanos, que só terminaram com a posse definitiva pelos cristãos, no século XII.

Teve foral do conde D. Henrique em 1111.

Pertenceu à ordem do Templo.

topo
pesquisa
o que procura
onde
sombra

sombra

sombra