info
Vila Nova de Famalicão
line
foto Vila Nova de Famalicão

Vila Nova de Famalicão (conhecida frequentemente apenas como Famalicão) é uma cidade portuguesa no Distrito de Braga, região Norte e subregião do Ave, com cerca de 30 188 habitantes. Situa-se a uma altitude média de 97 metros.

É sede de um município com 201,85 km² de área e 127 567 habitantes (2001), subdividido em 49 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Braga, a leste por Guimarães, a sul por Santo Tirso e Trofa, a oeste por Vila do Conde e Póvoa de Varzim e a noroeste por Barcelos. Foi criado em 1835 por desmembramento de Barcelos e elevada à categoria de cidade em 1985.

 

Com uma rica e variada tradição cultural que remonta aos tempos pré-históricos, a comunidade famalicense tem-se afirmado com uma personalidade própria e bem definida.

Os castros nos cimos dos montes, as pontes que abraçam as margens dos rios, as igrejas que reflectem espiritualidade, a nobreza das casas solarengas, os usos e os costumes do amanho da terra, a riqueza do artesanato e rica gastronomia são um testemunho vivo de uma comunidade que constrói o futuro a cada momento.

Mas Famalicão é também uma terra profundamente entranhada na vida trágica de um dos seus maiores vultos da literatura portuguesa: Camilo Castelo Branco.

Em S. Miguel de Ceide viveu e escreveu até à cegueira e ao desespero, retratando com génio a sociedade portuguesa.

A Casa Museu de Camilo, património do município, é bem o exemplo vivo da vida do "maior romancista da Península Ibérica".

topo
pesquisa
o que procura
onde
sombra


sombra

sombra

sombra