info
Terras de Bouro - Gerês
line
foto Terras de Bouro

Terras de Bouro é uma vila portuguesa no Distrito de Braga, região Norte e subregião do Cávado, com cerca de 800 habitantes.

É sede de um município com 276,17 km² de área e 8 350 habitantes (2001), subdividido em 17 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Ponte da Barca e pela Espanha, a leste por Montalegre, a sul por Vieira do Minho, a sudoeste por Amares e a oeste por Vila Verde.

 

Terras de Bouro é um concelho de montanha cujo povoamento se perde na memória dos tempos, como atestam as pinturas rupestres e vestígios da Idade do Bronze. A presença humana mais marcante, porém, remonta ao tempo dos Romanos, utilizadores da água termal do Gerês e construtores da Geira (via Romana).

 

Visitar esta região é contactar com o vasto património que os antepassados: a via Romana XVIII, vulgo Geira, com a maior concentração de marcos miliários epigrafados do Noroeste peninsular, reconhecida como património Nacional e em fase de candidatura a Património Mundial; é reviver as agruras do povo Búrio na defesa da zona raiana e do seu castelo, o castelo de Bouro, honrando o compromisso assumido aquando da atribuição de privilégio reais e cujas trincheiras testemunham o heroísmo deste povo; é contactar com tradições ancestrais, (trilhos dos pastores, dos contrabandistas, dos regadios, dos moinhos) que possibilitaram, durante séculos, a sobrevivência de um povo simples e honrado, amante da sua terra e disposto a dar a vida pela pátria. É desfrutar da natureza, em toda a sua plenitude, como escreveu Miguel Torga onde "tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição.?

 

Hoje, tornou-se um destino turístico por excelência, quer pelas marcas da ruralidade, não obstante ficar perto de Braga e Porto, quer pelo património cultural, ambiental, paisagístico, termal e religioso.

É esta riqueza e mescla patrimonial que potencia Terras de Bouro para a procura turística alicerçada na oferta de motivos vários que agradam a quem o visita: a via romana, a rede de trilhos pedestres ?Na senda de Miguel Torga?, as termas do Gerês, a riqueza do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o espelho de águas das albufeiras da Caniçada e de Vilarinho das Furnas, o santuário do S. Bento da Porta Aberta, o centro náutico de Rio caldo, o clube de saúde do Gerês, as dezenas de casas de turismo rural, a gastronomia e o artesanato (Gerês, Covide, Brufe e Cibões), o Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas, o intercâmbio histórico da serra do Gerês com a do Xurés, em Lobios (Galiza), constituem um excelente motivo para visitar Terras de Bouro e o Gerês.

 

topo
pesquisa
o que procura
onde
sombra


sombra

sombra

sombra