info
Celorico de Basto
line
foto Celorico de Basto

O concelho de Celorico de Basto, do distrito de Braga, localiza-se a este-sudeste da cidade de Braga. É limitado pelos seguintes concelhos: a norte pelo de Cabeceiras de Basto, a este pelo de Mondim de Basto (distrito de Vila Real), a sul pelo de Amarante (distrito do Porto), a sudoeste pelo de Felgueiras (distrito do Porto) e a oeste pelo de Fafe.
Numa extensão de aproximadamente 181,1 km2 existem 22 freguesias: Agilde, Arnóia, Borba de Montanha, Basto (S. Clemente), Basto (Sta. Tecla), Britelho, Caçarilhe, Canedo de Basto, Carvalho, Codeçoso, Corgo, Fervença, Gagos, Gémeos, Infesta, Molares, Moreira do Castelo, Ourilhe, Rego, Ribas, Vale de Bouro e Veade.
Em 2001 o concelho apresentava 20 466 habitantes.
No que respeita à morfologia, o concelho apresenta-se rodeado por sistemas montanhosos, nomeadamente pelas serras do Alvão, da Cabreira e do Marão, e por áreas planálticas, cortadas por vales de afluentes do rio Tâmega. Integra a Região de Turismo da Serra do Marão, inserindo-se numa área de transição entre o Norte Atlântico e o Norte Interior, ou Transmontano.

Celorico de Basto é um concelho marcadamente rural, cujos traços profundos no território e na paisagem se devem à actividade agrícola, que dominou a ocupação das pessoas deste concelho até finais do século passado. A emigração permanente marcou igualmente o último século, numa primeira fase para o Brasil, nas décadas de 60 e 70 para França e mais tarde para a Suíça.

Celorico de Basto está hoje num processo de profundas mudanças. O aparelho económico tradicional está em profunda transformação. O sector primário, outrora dominante, é hoje praticamente residual. A produção de vinho verde ao longo do Vale do Tâmega e a pecuária nas freguesias de montanha, marcam a actividade agrícola. A construção civil, o comércio e os serviços são hoje os sectores empregadores do concelho.

A predominância da actividade agrícola e a estrutura fundiária assente na pequena propriedade de exploração por conta própria determinaram uma estreita relação espacial entre a habitação e o emprego, que se traduziu na extrema dispersão do parque habitacional. Hoje começam a ganhar expressão urbana os aglomerados da Sede do concelho, das Vilas de Fermil e de Gandarela e do aglomerado da Mota. Aqui se concentram grande parte dos equipamentos de utilização colectiva nos mais variados domínios.

A primitiva sede do concelho ficava localizada junto ao Castelo de Arnoia. Só em Abril de 1719 foi transferida para a freguesia de Britelo e com a designação de Vila Nova de Freixieiro. A expansão urbana da Vila tem sido acompanhada da criação de amplos espaços verdes e ajardinados, o que lhe confere um aspecto atraente e onde se desfruta de um conforto moderno.

Celorico de Basto está dotado de um vasto conjunto de equipamentos, dos quais se destaca a Biblioteca Municipal Professor Marcelo Rebelo de Sousa, sendo um dos espaços mais procurados.

 

topo
pesquisa
o que procura
onde
sombra


sombra

sombra

sombra