info
Anadia
line
foto Anadia

Anadia é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Aveiro, região Centro e subregião do Baixo Vouga, com cerca de 5 500 habitantes.

É sede de um município com 217,13 km² de área e 31 546 habitantes (2001), subdividido em 15 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Águeda, a leste por Mortágua, a sul pela Mealhada, a sul e oeste por Cantanhede e a noroeste por Oliveira do Bairro.

 

A história do topónimo de Anadia está ligado ao nome de Ana Dias. Esta era uma grande proprietária de vinhas do povoado. O seu vinho era de boa qualidade e vendido junto da estrada que seguia para Coimbra. Com o tempo, o seu nome ficou sendo conhecido e ligado ao povoado.

Por outro lado, a Anadia também pode ter derivado do termo Anadaria, que corresponde à jurisdição de um capitão de Besteiros. Anadel seria o nome do capitão. Anadaria teria origem no árabe - "an - nadir".
Existem documentos antigos que apontam a forma "illà Nadia" como limite de povoações". É possível que fosse esta a designação usada pelos romanos.

Em 1082, foi estabelecido os limites de Monsarros entre o mosteiro da Vacariça e o alvazir Sisnando, conde de Coimbra. O termo utilizado nesta altura foram justamente "illá Nadia" e "Quintanela" (Quintela).

Anadia foi doada por D. Afonso Henriques ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, doação esta que incluía três casais. Guterres Nunes, cavaleiro fidalgo, recebeu, em doação de D. Sancho I alguns casais de Anadia.

Foi no século XVI no reinado de D. Manuel I que se deu o foral, a 21 de Agosto de 1514. Nesta época, o concelho era constituído apenas pela povoação de Anadia e uma parte da paróquia de Arcos e arredores. Nesse mesmo ano alguns pequenos concelhos vizinhos foram integrados no concelho de Anadia.

Na época dos conhecidos diplomatas Sá e Melo, ascendentes dos condes de Anadia, a povoação foi elevada a vila. Em 1839 Anadia foi elevada a sede de concelho. A vila foi elevada a cidade em 9 de Dezembro de 2004.

A Anadia é hoje a capital da Bairrada e sede de Comarca.

topo
pesquisa
o que procura
onde
sombra


sombra

sombra