eventos
Vila Nova de Gaia
line
Casa Museu Van-Zeller
foto Casa Museu Van-Zeller

Museu - Solar da Quinta S. Inácio

 

 

 

 

Na encosta do Douro em Avintes, ergue-se desde 1702, o Solar da Quinta S. Inácio, mandado construir para servir como residência de Verão a uma prestigiada família burguesa ligada ao comércio de Vinho do Porto, os Van-Zeller.

 

Após três séculos em que a Casa foi palco de vários acontecimentos históricos (invasões napoleónicas, por ex.), e testemunho das vivências das sucessivas gerações que a habitaram, a família abriu os seus portões ao público para que todos possam conhecer este documento histórico inestimável e possam desfrutar de um dia diferente e muito especial.

Na visita guiada à Casa, desde logo somos surpreendidos, pois não se trata de um museu, antes de uma viagem às memórias do quotidiano de uma família. Os objectos do dia-a-dia povoam a casa, evocando um inesperado regresso aos modos de vida do passado portuense.

 

Transposto o túnel do tempo, a Casa desvenda-nos a vida da época e da região. A vivência dos comerciantes do Vinho do Porto, as brincadeiras das crianças, a organização familiar, social e doméstica, os hábitos de lazer. Há objectos curiosos por toda a parte e outros vanguadistas para a época.

 

Os Van-Zeller contribuiram para a melhoria das condições da população. Na Saúde, D. Maria Isabel Van-Zeller introduziu a vacina anti-variólica; Francisco Van-Zeller era um entusiasta da jardinagem e da Botânica, tendo mesmo sido o responsável pela introdução de algumas espécies de plantas em Portugal, como as Camélias e soube transmitir esta paixão ao seu filho, Roberto Van-Zeller que, com outros ilustres do Porto oitocentista, foi o impulsionador do magnífico Palácio de Cristal, onde se realizaram inúmeras exposições industriais e agrícolas. O amor que esta família desde sempre nutriu pela Natureza está bem patente em toda a Quinta, estando Casa intimamente ligada aos jardins. O acesso a estes é feito pelo interior da Casa e no terraço onde a família se reunia nos fins-de-tarde de Verão, podemos apreciar a paleta de cores e o perfume dos jardins.

 

A visita a este universo de episódios e relíquias é inspirador e estimula o nosso imaginário. O património da Quinta é familiar, mas agora é igualmente público. Esperamos a sua simpática visita.

 

 

Horário de funcionamento
De Terça a Sábado, entre as 09h30 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 17h00.
Visitas Guiadas de cerca de 30min.

Encerrada aos Domingos, Segunda e Feriados

 

Preços (visita guiada):
Adulto - 2,50€
Jovem/Sénior - 1,25€

 

Morada:

Rua 5 de Outubro. nº4503

4430-809 Avintes, V. N. de Gaia

Telf.: 227 878 500

Fax: 227 878 517

 

Cooerdenadas GPS:  N 41.092823 / W -8.537343

 

www.parkzoo.com
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra


sombra

sombra