eventos
Terras de Bouro - Gerês
line
Calcedónia
foto Calcedónia

Fundação para o Desenvolvimento Rural

 

 

 

 

 


Visitando a CALCEDÓNIA terá a possibilidade de contactar com a genuinidade do mundo rural, através dos odores e sabores da cozinha familiar no "Cantinho do Antigamente", apreciar a cultura de plantas medicinais e aromáticas e levar para casa espécies como a Cidreira, o Hipericão do Gerês e o Limonete. Pode também encomendar ou saborear uma broa de milho confeccionada com farinha obtida num moinho de água e cozida em forno de lenha ou comprar um garrafa de azeite aromático. Visitar e percorrer calmamente a quinta onde estes produtos são produzidos, é outra das actividades que é oferecida, especialmente vocacionada para a vertente pedagógica e dirigida a grupos de crianças e jovens que procuram conhecer melhor o modo de vida rural em todas as suas vertentes.



A prática da agricultura tradicional é uma das actividades da Fundação Calcedónia, através da qual produz um gama de produtos agrícolas cuja inegável qualidade é uma mais valia para a sua comercialização, estão nestas condições as plantas medicinais, aromáticas e condimentares, os hortícolas, o linho, o milho, os animais de capoeira e os suínos criados na quinta.

 

A criação de uma empresa de inserção que colocou no mercado de trabalho 5 mulheres desempregadas de longa duração, é outra das iniciativas promovidas por esta instituição. São elas que dão vida e animam os campos semeando e colhendo produtos, que os transformam em produtos alimentares tradicionais ou cozinham  segundo as receitas locais, servindo-os a todos aqueles que nos visitam.

 

A transformação e comercialização directa  de produtos locais é a forma encontrada para criar mais valias numa zona rural e desfavorecida como é Covide, daí a importância que tem a  produção de doces e compotas, a doçaria tradicional, o mel, as plantas medicinais, a broa de milho, o feijão e muitos outros produtos tradicionais.

                                            

Web: www.calcedonia.com.sapo.pt

 

line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra


sombra

sombra