eventos
Póvoa de Lanhoso
line
Rotas do Linho e do Ouro
foto Rotas do Linho e do Ouro

Permanente





 

 

 

O PROJECTO "ROTAS DO LINHO E DO OURO"

O programa de Iniciativa Comunitária EQUAL tem como objectivo central a promoção do intercâmbio transnacional de boas práticas de politicas de emprego, através de soluções inovadoras e integradas.
A Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave viu a sua candidatura à acção 1 aprovada, em Dezembro de 2004, do projecto que se intitula "Rotas do Linho e do Ouro", cujo objectivo principal é modernizar e revitalizar a arte do linho e do ouro, tendo como área de intervenção os concelhos da Póvoa de Lanhoso e Terras de Bouro. Na Acção 1 participaram na génese do projecto a ATAHCA como interlocutor, os Municípios da Póvoa de Lanhoso e de Terras de Bouro, a Associação de Turismo da Póvoa de Lanhoso e a Associação Pedras Brancas.
A primeira acção que terminou em Junho, consistiu na realização do diagnóstico de necessidades aos artesãos dos concelhos em causa e na preparação da candidatura à Acção 2, relativamente à qual se obteve a aprovação em Setembro de 2005.
Para o desenvolvimento da acção 2, estabeleceram-se contactos com diversas entidades, em que resultou a formalização de novas parcerias, MMA- Actividades de Consultoria de Gestão, Lda e a AIORN - Associação Industrial de Ourivesaria e relojoaria do Norte. Foi feita também uma parceria transnacional formalizada com uma entidade Italiana, que tem como interlocutor a IRIGEM, que actua na área da ourivesaria.
Os membros da parceria reúnem interesses directos no projecto, uma vez que a criação deste contribuirá para fortalecer laços de colaboração e cooperação, que serão cruciais a médio/longo prazo, com a partilha de experiências, conhecimentos e interesses socioculturais.
Os objectivos principais que se pretendem atingir nesta acção são revitalizar e modernizar a arte do linho e do ouro, qualificando os artesãos com recurso a formação inovadora, promover a transferência de saberes entre gerações, através de formação ministrada, preferencialmente, por artesãos com experiência do saber-fazer, criar estratégias de marketing para a promoção dos produtos, identificar condicionalismos do mercado, conceber recursos para uma eficiente gestão, introduzir novos designs e técnicas de utilização do ouro nos trabalhos em linho, conciliando-os e promovendo a sustentabilidade das artes, e por último, sensibilizar os artesãos para o reconhecimento das suas artes, enquanto potencial turístico do desenvolvimento sustentável da região. Para concretização destes objectivos foram propostas uma série de actividades: Concepção e desenvolvimento de instrumentos de promoção, desenvolvimento de competências transferindo saberes entre gerações, desenvolvimento de estratégias de marketing e a transnacionalidade.
A acção tem a duração de dois anos com início em Outubro de 2005 e fim em Setembro de 2007.

 

www.rotasdolinhoeouro.com
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra


sombra

sombra