eventos
Oliveira do Bairro
line
Museu de Etnomúsica
foto Museu de Etnomúsica

Permanente

 

 

 

 

 

 

 

O Museu de Etnomúsica da Bairrada, situado no Troviscal (concelho de Oliveira do Bairro), é um museu projectado já em pleno século XXI, por iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, com o objectivo de preservar o património musical construído e vivido ao longo de gerações por toda a comunidade bairradina.

 

 

Na sala junto da entrada principal, está exposto um vasto espólio constituído por instrumentos musicais e trajes regionais, usados pelas 35 instituições musicais fundadoras (ranchos folclóricos, grupos etnográficos, bandas filarmónicas, tunas e grupos musicais), dos cinco concelhos bairradinos (Águeda, Anadia, Cantanhede, Mealhada e Oliveira do Bairro). Parte significativa do espólio do museu são peças pertencentes a associações musicais (e também a alguns particulares), que estão "depositadas? ou "emprestadas? à guarda do museu.

Como todos os espaços deste museu estão abertos ao público, é possível visitar a área de reservas, onde está guardado um diversificado espólio, constituído por instrumentos musicais, trajes e fardamentos, documentação, "galhardetes? e ?estandartes?, rádios e ?grafonolas?, documentação diversa e tudo o que esteja relacionado com música. A oficina, onde todas as peças são tratadas (se necessário) e identificadas, é outro local que pode ser visitado, tal como a sala de investigação (documental, áudio e audiovisual) e o espaço educativo, que possui uma área reservada a um público mais infantil, uma ?oficina? para a realização de atelier e experimentação instrumental. No piso superior, há uma sala para a realização de conferências, palestras e outros eventos.

 

 

Museu de Etnomúsica da Bairrada
Horário |  ter.- sex. 10.00-12-30 / 14.30-19.00, sáb.- dom. 15.00-18.00
Entrada | gratuita
Telefone | 234 747 005

 

line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra