eventos
Monção
line
Post´Arte - Riqueza de Artesanato
foto Post´Arte - Riqueza de Artesanato

Permanente

 

O Artesanato é uma das manifestações de expressão popular que melhor define a autenticidade cultural de uma região que convém preservar e proteger contra os ataques que a inevitável transformação da sociedade tem vindo a operar ao longo dos últimos anos.
Os bordados e as rendas, a cerâmica, a tecelagem, os trabalhos em madeira, as artes decorativas, constituem um património de valor incalculável, e que agora correm o risco de se perder irremediavelmente já que a maior parte dos nossos artesãos estão a desaparecer - a latoaria, a tamancaria e a cestaria já não têm qualquer expressão no nosso concelho - sem que fique garantida a transmissão de saberes e conhecimentos às novas gerações. Urge, pois que este sector de actividade económica, outrora tão importante recurso de subsistência para tantas famílias da nossa região, seja revitalizado e apoiado por todos os que, de alguma forma, tenham alguma ligação ao Artesanato de Monção.
Foi no intuito de tentar evitar que esta forma de arte tradicional viesse a ter um fim prematuro e não desejado, que um grupo de artesãos de Monção se reuniu e formou a Post´arte - Associação dos Artesãos de Monção.
São seus objectivos principais, para além da promoção e comercialização dos produtos, a dignificação, divulgação e preservação da actividade.

Actualmente, a Associação é formada por dezassete artesãos, cujos órgãos sociais são os seguintes: Direcção - Viriato Joaquim Maciel Ferreira (Presidente); Maria Alice Fernandes Machado Santos (Vice-presidente) e Aloísio Eugénio Lima de Sousa (Secretário). Mesa da Assembleia Geral - Maria Luísa Gomes Ângelo Ribeiro Silva (Presidente); Melquíades Rocha Rodrigues (Secretário) e Maria Carolina Breia Rei (Vogal). Conselho Fiscal - Tito Lima Monteiro de Barros (Presidente); António Rodrigues Guedes (Secretário) e Maria Teresa Torres Lima (Relator).

 

CONTACTOS

Associação dos Artesãos de Monção
Apartado 123
4954-909 MONÇÃO
PORTUGAL

 

Email: postarte@clix.pt

line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra


sombra

sombra