eventos
Melgaço
line
Enoturismo
foto Enoturismo

Rota do Alvarinho


 

 

 

 

Nascido num terroir único no mundo. Proveniente de uma casta singular que só cresce na Península ibérica. Fruto de uma produção muito limitada e, por isso, exclusiva. Criado por homens que amam o culto da vinha e a excelência do vinho. Assim é o Alvarinho. Primus inter pares. Equilibrado, ímpar, original. Com um paladar leve e fresco, cor citrina e aroma delicado. Uma riqueza de extrema raridade. Um vinho tipicamente português, a casta Alvarinho é uma das mais importantes variedades da Região dos Vinhos Verdes e um dos mais premiados internacionalmente. Um verdadeiro classe A!

Pela sua importância foi criada uma Rota do Vinho Alvarinho que tem especial ênfase no concelho de Melgaço.

Melgaço é também paisagem e aventura, é um local de bem estar e bem comer, de pessoas acolhedoras e de espaços aconchegantes onde nos sentimos em casa!

Delimitada, pelas belíssimas Serras da Peneda Gerês e do Soajo, com um vasto e riquíssimo património natural e paisagístico, mas também de espécies únicas como o caso do Cão de Castro Laboreiro - guardião por excelência, cão de companhia e de pastoreio. As actividades possíveis nestas paisagens são imensas: Rappel, Slide, Escalada, Paintball, Passeios de Jipe e Moto 4 e as inevitáveis caminhadas pelos trilhos de montanha e a mais recente, Ecoturismo, fazendo as delícias de quem ama e respeita a Natureza.
O Rio Minho, fronteiriço com a  Galiza, e os seus afluentes têm as condições naturais necessárias à prática de desportos naúticos (Rafting, Cannyoning, Canoagem/Kayak)  proporcionando aos mais ousados emoções fortes e aventuras inesquecíveis.

É na zona ribeirinha, junto ao Minho, que Melgaço possui inúmeras adegas, quintas e produtores de vinho Alvarinho. Ao entrar pelas portas do concelho, vindo de Monção ou Espanha, podem apreciar-se as vinhas desta casta, plantadas em magníficos anfiteatros, a meia encosta, num micro-clima único, protegido pelas montanhas de Portugal e Espanha, conjugando o Solo, o Sol, o Sofrimento, a Sabedoria e o Sossego. Cinco "SS? para um vinho cheio de arte e vida. Paisagem soberba onde a palavra ?paraíso? encaixa na perfeição.

 

Gabinete Técnico da Rota
Câmara Municipal de Melgaço

Largo Hermenegildo Solheiro
4960-551 Melgaço
Telefone: 251 410 100
Fax: 251 402 429
E-mail: rotadoalvarinho@cm-melgaco.pt

Solar do Alvarinho

Direcção: Rua Direita-Vila
Melgaço 4 960-551 Melgaço
Telefone: 251 410 195
Fax: 251 402 429
E-mail: solardoalvarinho@cm-melgaco.pt

 

line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra


sombra

sombra