escapadinhas
Viseu
line
Gastronomia e Vinhos de Viseu
foto Gastronomia e Vinhos de Viseu

 

 

 

 

 

 

 

 

Produtos regionais

Trabalhando a terra e usando os seus produtos, as gentes da Beira aprenderam há muito a amar e respeitar as suas dádivas. Cultiva-se a vinha para os famosos vinhos do Dão e de Lafões, das hortas e da pecuária obtém-se uma variedade de produtos que a cozinha regional tão bem sabe misturar. Do centeio, trigo e milho fazem-se vários tipos de pão; nos pomares colhem-se deliciosas frutas, com um gosto único.

  • Cabrito da Gralheira

  • Maçã da Beira Alta

  • Maçã de Bravo de Esmolfe

  • Queijo Serra da Estrela

  • Vitela de Lafões
     

 

Vinhos

A Região Demarcada do Dão, numa extensão aproximada de 376 000 hectares, desenvolve-se entre zonas profundamente montanhosas e vales com colinas e declives suaves e arredondados, com um clima frio e chuvoso no Inverno e quente e seco no Verão _ condições únicas para a produção de vinhos sem igual.
Dela fazem parte, entre outros, os municípios de Aguiar da Beira, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão, Tondela e Viseu (parcialmente).
Os outros municípios da Região Demarcada do Dão fazem parte das Regiões de Turismo do Centro (Arganil, Tábua, Carregal do Sal, Mortágua e Santa Comba Dão) e da Serra da Estrela (Oliveira do Hospital, Fornos de Algodres, Gouveia, Seia e Guarda).

Os tintos são cintilantes, de cor rubi, encorpados, de aroma a sabor delicados. Envelhecem com extraordinária nobreza ganhando um bouquet esplendoroso, que os torna suaves e aveludados.
Os brancos são leves e frescos, de cor amarela-citrina, com aroma suave e sabor frutado.

Para conhecer esta zona, propomos um passeio pelas casas, quintas e adegas da Rota do Vinho do Dão www.cvrdao.pt.


Vinho do Dão

Zona

Aguiar da Beira, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão, Tondela, Viseu

Descrição
A Região Demarcada do Dão, numa extensão aproximada de 376 000 hectares, desenvolve-se entre zonas profundamente montanhosas e vales com colinas e declives suaves e arredondados, com um clima frio e chuvoso no Inverno e quente e seco no Verão _ condições únicas para a produção de vinhos sem igual. Dela fazem parte, entre outros, os municípios de Aguiar da Beira, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão, Tondela e Viseu (parcialmente). Os outros municípios da Região Demarcada do Dão fazem parte das Regiões de Turismo do Centro (Arganil, Tábua, Carregal do Sal, Mortágua e Santa Comba Dão) e da Serra da Estrela (Oliveira do Hospital, Fornos de Algodres, Gouveia, Seia e Guarda). Os tintos são cintilantes, de cor rubi, encorpados, de aroma a sabor delicados. Envelhecem com extraordinária nobreza ganhando um bouquet esplendoroso, que os torna suaves e aveludados. Os brancos são leves e frescos, de cor amarela-citrina, com aroma suave e sabor frutado.
 

Vinho de Lafões

Zona

Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Vouzela

Descrição
A área geográfica correspondente à Indicação de Proveniência Regulamentada "Lafões? situa-se ao longo do Vale do Vouga, abrangendo os concelhos de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e Vouzela. Os brancos são pouco alcoólicos, frutados, ricos em acidez málica, com características próximas dos Vinhos Verdes. Os tintos são vinhos com elevada acidez fixa e com largo poder de envelhecimento.
 

Vinho Regional "Beiras"

Zona

Aguiar da Beira, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão, Tondela, Viseu, Oliveira de Frades, Vouzela

Descrição
Vinho Branco, Tinto e Rosé ou Rosado




line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra


sombra