escapadinhas
Vila Real de Santo António
line
Reserva Natural do Sapal
foto Reserva Natural do Sapal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Abrangendo uma área de 2090 há, a Reserva Natural do Sapal, estende-se ao longo do rio Guadiana entre a vila de Castro Marim e a cidade de Vila Real de Santo António.

Constituída por zonas húmidas de salinas, sapais e esteiros e zonas rurais de areias, xistos e grés vermelhos, apresenta numerosas aves aquáticas sedentárias e migratórias como o Pato Real (Anas platyrhynchos) e o Flamingo (Phoenicopterus ruber) e espécies vegetais exclusivas tolerantes ao elevado teor salino (Spartina maritima).

A Reserva conta com um itinerário ambiental e um Centro de Informação onde poderá apreciar de uma vista panorâmica sobre o Sapal, recolher informação ou observar uma exposição.
Esta zona húmida inclui diversos habitats, nomeadamente, sapais, salinas, charcos de água salobra e doce, valas e esteiros, que no seu conjunto formam uma rede de canais e áreas inundadas. Actualmente inclui as paisagens melhor preservadas de toda a costa da região.

O elevado valor paisagístico deste sistema deve-se, em parte, à fraca intervenção humana que tem permitido salvaguardar a beleza natural do rio Guadiana, dos extensos sapais e alfarrobais instalados nas encostas de cota mais elevada, a par dos complexos de salinas, quer artesanais quer industriais, que conferem à reserva uma beleza adicional.

A vegetação dominante, em áreas de influência das marés, é a halófita com características que permitem a sobrevivência em ambientes salinos ou salobros, com inundação cíclica, os cômoros das salinas estão povoados de pequenos arbustos de grande valor científico, cuja presença favorece a protecção da avifauna.
Aliado à agradável paisagem que aqui é possível desfrutar, está o convite à fácil observação de aves, principalmente aquáticas, que utilizam esta área como local de reprodução (Borrelho-de-coleira-interrompida, Andorinha-do-mar-anã, Alfaiate e Perna-longa), de invernada (Colhereiro e Alfaiate) e de paisagem (Flamingo).




line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra


sombra