escapadinhas
Vila Nova de Poiares
line
Gastronomia de Vila Nova de Poiares
foto Gastronomia de Vila Nova de Poiares

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Chanfana e o Arroz de Bucho são, indiscutivelmente os pratos da Gastronomia Poiarense.
Aliás, em Vila Nova de Poiares foi formada, em Setembro de 2001, aquando da realização da POIARTES, a Confraria da Chanfana, que reúne a Câmara Municipal, a ADIP, entre outras associações existentes no Concelho.

E nenhuma altura era melhor para a apresentação oficial da Confraria da Chanfana do que a realização da Feira de Artesanato. Desse modo, no Salão Nobre da Câmara Municipal, o Presidente da Autarquia, Jaime Soares, acompanhado dos restantes confrades fundadores, apresentou ao público a nova instituição, bem como o seu traje. O preto e o grenã foram as cores escolhidas por representarem algo que tem a ver com a chanfana, nomeadamente o preto dos caçoilos onde é confeccionado o prato e o grenã, cor do vinho utilizado no tempero.
A Confraria, que é formada pela Câmara Municipal, Juntas de Freguesia de Santo André, S. Miguel, Santa Maria e Lavegadas, ADIP, APPACDM e o cidadão Jaime Soares, abriu as novas inscrições e pretende ser uma associação que venha a preservar a tipicidade da Chanfana, nomeadamente organizando concursos de gastronomia e a abertura do restaurante "O Confrade".
Na apresentação da Confraria, Jaime Soares evocou factos históricos para chamar à chanfana poiarense: «Se a verdadeira chanfana é confeccionada nos barros pretos e estes só são feitos em Vila Nova de Poiares, então a chanfana é de Vila Nova de Poiares. Mas não é isso o mais importante. O que queremos ressaltar é que fomos pioneiros na criação de uma confraria que irá preservar a chanfana, um prato típico da nossa região».




line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra