escapadinhas
Vieira do Minho
line
Centro Cultural Casa de Lamas
foto Centro Cultural Casa de Lamas

 

 

 

 

 

 

 

O Centro Cultural está instalado num antigo solar, a Casa de Lamas, propriedade da Câmara, que se encontra localizado no centro de Vieira do Minho. É um edifício emblemático cujo interesse arquitectónico motivou a abertura de um processo de classificação, como Imóvel de Interesse Público.  Dotado de dois pisos, uma capela e uma eira de assinaláveis dimensões, assume particular destaque um pátio interior, de planta triangular.A sua localização associada às características da área imediatamente envolvente conferem-lhe um ambiente sugestivo, rapidamente capaz de nos fazer viajar no tempo.Desta envolvente importa destacar que, junto e nas proximidades, está construído o Auditório Municipal, para o qual existe acesso a partir do solar.

 

Missão

O Centro Cultural - Casa de Lamas é um símbolo da riqueza patrimonial de Vieira do Minho ao serviço da comunidade local e regional. Este tem como dever, preservar a memória histórica (espólio da Casa de Lamas) e Artística do Concelho e inseri-lo na vida cultural dos nossos dias.

 

Objectivos

O Centro Cultural - Casa de Lamas tem como principal preocupação contribuir para a disseminação das diferenças sociais, culturais ou mentais. Ter respostas quantitativas e qualitativas para apresentar às necessidades da vila e da região, uma vez que é um equipamento ao serviço da politica cultural. Assumir e potenciar, através de uma programação cultural (local, regional e nacional), uma intervenção de novas dinâmicas culturais em colaboração e parceria com as várias instituições (museus, fundações, galerias, instituições publicas e privadas entre outras). 

 

Numa perspectiva local pretende-se uma estratégia de integração e dinamização das pessoas e estruturas de ensino, cultura, associativismo, etc., do concelho, dinamizando e potencializando o património cultural.

 

Numa perspectiva regional promover o intercâmbio com as instituições congéneres, racionalizando custos e potencializando as ofertas culturais.

 

Numa perspectiva nacional integrar a criação local numa programação moderna e europeia, sendo capaz de atrair e dinamizar num contexto geográfico amplo. O Centro Cultural - Casa de Lamas está referenciado como um espaço de actividades culturais, nomeadamente exposições temáticas, direccionadas para a mostra e experimentação de exercícios artísticos de criadores, num cruzamento de diversas técnicas e suportes, de diferentes discursos artísticos e vários temas que reflectirão as mais variadas preocupações e problemáticas, presentes no "território? artístico actual. Será particularmente pertinente que estas exposições possam vir a constituir um reforço e um estímulo ao trabalho que cada artista possa vir a realizar.Os colectivos reunidos, são o resultado de várias coexistências: criadores com um percurso individual mas que têm actuado juntos na execução de algumas peças; outros com vivências comuns mas apresentando aqui realizações individuais; outros que se encontram próximos por relações interpessoais e com uma vontade conjunta de querer fazer; outros, ainda, aproximados por afinidades estéticas ou conceptuais procurando a concretização de interesses comuns; há também a proximidade pela distância, juntando pessoas que efectivamente não se conhecem ou geograficamente se encontram afastadas, sendo este lugar um encontro. Paralelamente existe os serviços educativos (oficinas de artes plásticas: desenho, pintura e fotografia), oficina de teatro, workshops, conferências, tertúlias, concertos, etc.Simultaneamente à programação expositiva e coordenadas pelo Serviço Educativo serão realizadas Visitas Guiadas e oficinas relacionadas com as temáticas das exposições e destinadas a diferentes públicos.O Centro Cultural ? Casa de Lamas é a "Casa mãe?, através da Directora Cultural, Drª Adriana Henriques, desenvolve funções de investigação, estudo, recolha, concepção e adaptação de métodos, processos cientifico-técnicos de âmbito geral ou especializado, ou seja, tem como função coordenar os dois pólos culturais existentes em Vieira do Minho, nomeadamente Auditório e Biblioteca Municipal. Após a recolha de toda a informação, dos pólos culturais, é elaborado um programa cultural dando origem a uma Agenda Cultural mensal.

 

Horário de funcionamento:

De Segunda a Sexta-feira das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00

Sábado das 10h30 às 12h30

 

Centro Cultural Casa de Lamas

Largo Prof. Brás da Mota - 4850-525 Vieirado Minho

Tlf.: 253 741 249
@: casadelamas@cm-vminho.pt

 




line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra


sombra