escapadinhas
Penacova
line
Museu do Moinho Vitorino Nemésio
foto Museu do Moinho Vitorino Nemésio

 

 

 

 

 

 

 

 

Localizado no Lugar da Portela de Oliveira, em pleno perímetro florestal da Serra do Buçaco, o Museu do Moinho Vitorino Nemésio, encontra-se instalado na casa de férias do Eng.º Arantes de Oliveira, Ministro das Obras Públicas no anterior regime, espaço adquirido na década de oitenta pela autarquia.

Em 1980, o moinho Vitorino Nemésio foi doado pelos herdeiros do escritor à autarquia, que o recuperou proporcionando-lhe a funcionalidade de outrora. Vitorino Nemésio, que foi Presidente da Associação Portuguesa dos Amigos dos Moinhos e " incansável moleiro das palavras", no dizer de David Mourão Ferreira, foi proprietário de três moinhos no concelho de Penacova, cujo património natural lhe serviu muitas vezes de inspiração, tornando-se uma incontornável referência cultural do Concelho.

Com o objectivo de preservar a história dos moinhos de vento e água e a memória dos seus moleiros, a autarquia fez o aproveitamento, na Portela da Oliveira, do espaço molinológico onde se insere o Museu do Moinho Vitorino Nemésio, prestando simultaneamente uma homenagem ao escritor açoreano.

O Museu do Moinho divide-se por dois andares e é composto por seis salas onde se encontra exposto um rico espólio ligado à farinação. O espaço dispõe igualmente de cafetaria e parque de merendas anexo.

Telef.: 239 474 315

Horário:              

11H00-12H00 | 14H00-17H00 (Inverno)

11H00-12H00 | 14H00-18H00 (Verão)

Encerra: Segunda-feira, 1º Janeiro, Domingo de Páscoa e 25 Dezembro

Moinho de Vento

Horário: 17H00-18H00 (Verão)




line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra