escapadinhas
Miranda do Corvo
line
Capela da Piedade
foto Capela da Piedade

 

 

 

 

 

Para além de uma história quase milenar, Miranda do Corvo tem para oferecer aos seus visitantes paisagens de uma beleza deslumbrante que vão desde as aprazíveis margens do rio Ceira até aos picos da serra. Mas, ainda antes de subir as vertentes da serra, vale a pena desfrutar da tranquilidade do Santuário da Nossa Senhora da Piedade de Tábuas. A fundação e o fundador da capela, Domingos Pires, estão envoltos numa curiosa lenda de aparições e anjos escultores. O lavrador, que era julgado de recuada época, veio o historiador Belisário Pimenta encontrá-lo bem identificado, com a mulher Leonor Eanes e as filhas Eva e Maria Martinho, nos meados do séc. XVI. Os restos artísticos mais antigos confirmam-no igualmente. O santuário foi sede de grande devoção e romaria.
A capela principal encontra-se disposta cenograficamente numa elevação - que teve o nome de Malhadinha ? que se destaca numa garganta apertada da serra de Miranda. Como de costume, desenvolveu-se o santuário ao longo do caminho de acesso, por meio de motivos secundários, que formam um todo: capela de S. José, cruzeiro e capela de Santo Amaro, fonte, a capela propriamente dita, ao que juntaram nas vertentes próximas umas capelas nichos sem valor.
O edifício da capela da Piedade data da segunda metade do séc. XVI, com algumas reformas no séc. XVIII e adendas posteriores.




line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra