escapadinhas
Miranda do Corvo
line
Aldeia do Xisto de Gondramaz
foto Aldeia do Xisto de Gondramaz

 

 

 

 

 

 

 

Gondramaz distingue-se pela tonalidade específica do xisto que nos envolve da cabeça aos pés. Até o chão que se pisa é exemplo da melhor arte de trabalhar artesanalmente a pedra. Esta é, aliás, terra de artesãos cujas mãos hábeis criam figuras carismáticas que são marca da serra e que levam consigo o nome do mestre e da aldeia além-fronteiras.

Situada na vertente ocidental da Serra da Lousã, a paisagem que envolve Gondramaz é uma obra de arte da Natureza. Há nas ruas desta Aldeia uma fina acústica que nos desperta todos os sentidos. Dentro das suas ruas a voz das pessoas torna-se mais nítida e convidativa. São pessoas que partilham a comunhão e a versatilidade de uma nova opção de vida cheia de ?garra? e de sonho. Pode dormir e comer no Pátio do Xisto.

 

Curiosidade:

Consta-se que antigamente, quando nascia um filho de um casal de Gondramaz, era uso plantar dois castanheiros (para o caso de um só não vingar) que forneceria a madeira para a sua futura casa.

Miguel Torga, em 1935, quando médico em Vila Nova escreveu no seu diário?...levantar-me às tantas da madrugada para ir ver um doente ao Gondramaz, a ouvir e a contar histórias de caça o resto do tempo, valha eu o que valer, é um destino que não mereço?.

 

www.aldeiasdoxisto.pt



Site:

line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra