escapadinhas
Mértola
line
Parque Natural do Vale do Guadiana
foto Parque Natural do Vale do Guadiana

 

 

 

 

 

 

 

 

 

À história dos povos gravada nos escritos antigos e nas ruínas e artefactos postos a descoberto pela mão do homem, junta-se a história dos vales, planaltos e planícies que dão forma a um território que, pela sua singularidade e riqueza natural, é hoje classificado de Parque Natural do Vale do Guadiana. Aqui, a geografia é marcada pelos vales que amparam o leito acidentado do grande rio do sul e seus afluentes. A estes vales une-se de forma sublime, a paisagem alentejana dos montados de azinho e campos cerealíferos. Nesta vasta área de um Alentejo árido e profundo, ainda tímido de presença humana, encontra refúgio uma variedade riquíssima de vida selvagem que o olhar de quem por aqui passa ainda pode testemunhar.

 

O Parque Natural do Vale do Guadiana é uma área protegida, com uma área de 69700 ha, localizada no sudeste do território português, na região do Baixo Alentejo.

O parque abrange os concelhos de Mértola e Serpa, localizados no distrito de Beja, abrangendo a zona ribeirinha do rio Guadiana, bem como a Vila de Mértola, localidade de grande interesse histórico.

Na zona norte do Parque situa-se um dos seus principais atractivos , o Pulo do Lobo, local de grande interesse geológico onde as águas do Guadiana caem cerca de 20 metros altura através de uma garganta rochosa.




line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra


sombra