escapadinhas
Mértola
line
Gastronomia de Mértola
foto Gastronomia de Mértola

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As vastas pastagens e os campos de montado albergam duas espécies pecuárias de excelência: o borrego do Baixo Alentejo e o porco alentejano. O sabor ímpar e a textura terna destas carnes decorrem da preservação das suas formas tradicionais de maneio. Cada uma serve de matéria-prima a uma multiplicidade de pratos e produtos regionais.

 

Enchidos

A singularidade das carnes produzidas na região de Mértola aliadas a modos de produção ancestrais, genuínos, respeitadores de ambientes, terras e heranças culturais, fazem dos enchidos produzidos no concelho, um produto de sabor e qualidade excepcional.

 

Pão e Doçaria

O pão é um elemento central na alimentação de toda a região. É ingrediente obrigatório em especialidades gastronómicas como as migas, os ensopados, as açordas, as sopas e alguma doçaria. A produção actual é assegurada pelas muitas e pequenas padarias de cariz familiar que se encontram no concelho. Muitas destas padarias são ainda produtoras de alguns biscoitos regionais, dos quais se destacam as tradicionais "costas?, ?pupias?, ?os caracóis?, os ?bolos de gila? entre outros. Nos doces tradicionais referência ainda para o ?nógado? feito à base de mel e farinha e apresentado sobre uma folha de laranjeira.

 

Queijos

O concelho está integrado na região demarcada de produção do queijo de Serpa. O queijo curado apresenta uma pasta semimole, amenteigada e de sabor apurado.

 

Mel

Beneficiando de uma inegável qualidade ambiental e variada diversidade de flora o concelho de Mértola oferece condições excepcionais para a produção apícola. A criatividade dos produtores levou à criação de novas variantes do mel. Prove o mel com frutos secos ou ervas aromáticas, o hidromel ou os bombons de chocolate com mel.

 

Vinhos

Ainda que não se encontre numa das regiões nacionais classificadas para a produção de vinhos de Denominação de Origem, o concelho de Mértola integra-se na região de produção do Vinho Regional Alentejano. Aqui dominam os tintos, de aromas frutados, maduros, macios, quentes e de final longo.




line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra


sombra