escapadinhas
Mértola
line
Convento de S. Francisco de Mértola
foto Convento de S. Francisco de Mértola

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Edificado no século XVII, por iniciativa do cónego Diogo Nunes de Figueira Negreiros, o convento de S. Francisco de Mértola situa-se a sul da Vila, junto da confluência da ribeira de Oeiras com o Rio Guadiana. Com a extinção das ordens religiosas na década de 30 do século XIX, o espaço é votado ao abandono. Em inícios dos anos 80 do século passado, o convento é adquirido por particulares que o transformam em sua residência, tendo a igreja sido reservada para concertos, exposições e outras iniciativas culturais. Nos terrenos adjacentes, a recuperação de uma nora e do sistema de irrigação e um conjunto de instalações artísticas configuram o Museu da Água.

 

O Convento de São Francisco de Mértola é um verdadeiro local de beleza e espiritualidade pela sua unidade orgânica onde se cruzam os rios Oeiras e Guadiana. A palavra Convento deriva do Latim ? convenire ?, conviver, sendo assim um local de convivência com a vida, a arte e a natureza. Esta é a filosofia que a família Zwanikken tem em mente, um espaço onde os sentidos sejam estimulados, onde a meditação seja possível e a criatividade revitalizada ? Um projecto de 27 anos de dedicação e empenho, sempre em busca de novos horizontes.

A arquitectura do Convento é tradicional, utilizando materiais que lhe conferem um ambiente rústico, confortável e com um forte sentido de comunidade. Na Capela adjacente, que é agora um espaço de arte, esta atmosfera é atingida no seu expoente máximo. A História sente-se num dos seus significados mais profundos: o contínuo trabalho do Homem como ser que precisa de criar; a arquitectura que se unifica com a beleza natural. Nos jardins e nas outras construções encontram-se traços de diferentes civilizações que remontam antes da era romana.

O jardim principal do Convento é um verdadeiro pote de sensações e de arte em si. O sistema original de irrigação islâmico foi restaurado e os eirados foram plantados com uma grande variedade de plantas, árvores e ervas orgânicas. Tudo isto com a grande convicção de que a ecologia não é só algo que se pratica aqui mas algo de que o Convento faz parte, o que se reflecte no interesse pela população de aves com um total de 40 hectares que rodeiam o Convento e no abrigo que foi construído para a reabilitação desta população.

A filosofia é uma prática que ecoa a ideia da natureza da espiritualidade que São Francisco defendeu e escreveu nos seus poemas.

O Convento oferece também um ambiente de tranquilidade que advém da harmonia entre a natureza e a vida selvagem, um local ideal para criação artística e regeneração dos sentidos.

 

Localização:  EN 122, junto a Mértola; 

Horário de funcionamento: Sexta a Domingo das 10.00 às 19.00 horas.

Preços: 2,50? pessoa; 1,50? estudantes; entrada gratuita para crianças e habitantes de Mértola.

Contactos:  tel. +351 286 612 119

info@conventomertola.com

www.conventomertola.com




line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra


sombra