escapadinhas
Melgaço
line
Alvarinho
foto Alvarinho

 

 

 

Se António Ribeiro Chiado, no séc. XVI, escreveu que o vinho desta zona era "o melhor de Portugal", podemos hoje afirmar, que o Alvarinho de Melgaço é "o melhor entre os melhores".
Os vinhedos de cepa da casta Alvarinho localizam-se a meia encosta, num micro-clima, e conjugando cinco SS: "Solo, sol, sofrimento, sabedoria e sossego".
Se Luís de Camões escreveu que "baco das uvas tira o doce mosto" os viticultores melgacenses possuindo segredos, sabedoria e arte, produzem o precioso néctar, sublimador da comensalidade, e que alegra o coração dos homens.
Este celebrado vinho responde aos ditames do "regimen sanitatis salernitanum" , (séc. XI - XIII), preconizando que os bons vinhos cinco FF devem possuir e por isso devem ser : "Fortes, Formosos, Fragrantes, Frescos e Frutados".

"J. Rodrigues Lima"

 

 

Apreciar um bom vinho é um acto de cultura pois encerra história, arte e sabedoria
A Rota do Alvarinho procura é um elemento dinamizador de um concelho repleto de interesse em termos de turismo convencional, devido ao vasto património cultural existente, ...reunindo as condições ideais para a vertente do enoturismo.
Com esta rota torna-se possível conhecer o concelho num dos seus vectores: o que combina o vinho, a paisagem, o património e a gastronomia

As vinhas e adegas da rota do Alvarinho, pela sua qualidade e prestígio merecem certamente uma visita por parte de todos aqueles que se interessam pela cultura do vinho.
Passeie pelas vinhas, entre as adegas onde o aroma do vinho se sente no ar, prove os vinhos aí produzidos.... e como o vinho e a comida são indissociáveis, sugerimos que retempere as forças com a rica gastronomia local.



carina fernandes

Comida boa uma hora e meia a espera de um pedido e uma falta de respeito para qualquer cliente houve pedido de desculpas por parte do simpaticco empregado mas o dono devia dar a cara porque casa cheia n e desculpa para uma hora e meia de espera


line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra


sombra