escapadinhas
Lourinhã
line
Moinhos de Vento
foto Moinhos de Vento
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O concelho da Lourinhã é um dos mais representativos no que diz respeito à existência de moinhos de vento, que apesar de já não constituírem a actividade económica de outros tempos, são sem dúvida um importante testemunho das tradições centenárias do nosso povo.
 
No alto da Pinhoa, freguesia de Moita dos Ferreiros, é possível observar de perto cinco moinhos de vento totalmente recuperados em Abril/2000.
 
Três deles mantêm a sua actividade tradicional, um transformado em bar (actualmente sem funcionamento ao público) e outro em habitação de férias. 
 
É possível chegar à fala com o moleiro e esposa, gente simples e deliciosa que abre a porta do moinho central de bom grado e põe a trabalhar (com a necessária ajuda eólica), explicando todos os pormenores do seu funcionamento, para gáudio de crianças e adultos. Vê-se como há dois sistemas de moagem, um para o milho e outro para o trigo, que usam tipos de pedras diferentes nas mós. Aprende-se a regular a finura da farinha e como se pode colocar a funcionar uma ou outra mó, ou ambas.
Quase uma viagem no tempo para os dias que correm, e mesmo aqui à porta de Lisboa.
Se planear a visita para um Domingo, sugerimos que depois da visita aos moinhos, desça até a Moita dos Ferreiros, e diriga-se à Igreja. É neste dia da semana, que supostamente seria de descanso, que há voluntários da comunidade que se juntam para trabalhar e com as oferendas de uns saquitos de farinha de trigo e de milho feita nos moinhos ao vagar dos ventos, com mais uma ou outra chouriça e um pouco de torresmos, sábias mãos moldam e dão gosto a pão de trigo, broa de milho e merendeiras de chouriço e torresmos.
 
A partir das 10h00 é afixado ao pé da Igreja uma placa a avisar "Há Pão Quente e Merendeiras?, e estes começam a sair em fornadas do forno de lenha da paróquia, tal como eram feitos na aldeia há muitos anos, com um sabor, consistência e longevidade inolvidáveis. Os lucros revertem a favor das acções sociais da freguesia.
O espaço exterior é publico qualquer pessoa pode visitar.
 
 
Visitas aos Moinhos:
Contactar com o Sr. Franciso (moleiro) através do número de telefone 261459491,
ou a Junta de Freguesia da Moita dos Ferreiros.
 



line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra


sombra