escapadinhas
Lourinhã
line
Igreja e Convento de Santo António
foto Igreja e Convento de Santo António

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Classificado como monumento nacional, o Convento de Santo António pertenceu à ordem Franciscana e foi fundado em 1598.

O convento, inicialmente, era constituído por uma pequena igreja e por uma pequena quantidade de casas de recolhimento. Em 17 de Novembro de 1601, iniciaram-se obras de ampliação e de restauro que se prolongaram por vários anos, devido á grandeza e volume do edifício e às dificuldades monetárias dos frades.

Após estas obras, a igreja e o convento adquiriram as características que hoje podemos apreciar.

O claustro é de forma rectangular, de dois pisos, sendo o superior sustentado em toda a volta por colunas estilo toscano, tendo pilares nos quatro ângulos. As paredes do piso inferior estão revestidas em toda a volta por um lambril de azulejos do séc. XVIII.

A igreja do Convento de Santo António, exteriormente é caracterizada pela sobriedade e simplicidade do edifício. Na fachada principal, voltada a noroeste, destaca-se o pórtico com um frontão triangular ostentando a Cruz de Cristo, acima podemos admirar o óculo. Do lado direito da fachada principal, destacam-se os contrafortes e duas saliências que constituem as capelas. Na parede à esquerda da fachada, ergue-se a Torre Sineira, a qual embeleza o edifício e que antigamente era bastante útil à Vila, pois o seu relógio era único.
 
O frontal do altar e as paredes laterais estão cobertas de azulejos, sendo os laterais com cenas da vida de Santo António: no lado direito a Pregação aos Peixes e no lado esquerdo o Milagre da Mula




line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra


sombra