escapadinhas
Lourinhã
line
Aguardente da Lourinhã
foto Aguardente da Lourinhã

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Durante mais de 200 anos, as casas produtoras dos melhores Vinhos do Porto beneficiaram da Aguardente da Lourinhã para produzir os seus afamados vinhos licorosos.

 

Nos últimos 30 anos, com o apoio da Estação Vitivinícola Nacional, foi testada e confirmada a sua superior qualidade, a qual encontra paralelo, a nível europeu nas aguardentes francesas das regiões de Cognac e Armagnac.

 

Características da Aguardente Lourinhã

 
Solos:

As vinhas que se destinem à produção de vinhos dos quais resulte aguardente vínica de qualidade com direito à denominação "Lourinhã" são instaladas em solos Mediterrâneos Pardos ou Vermelhos, Normais ou Para-Barros de arenitos finos, argilas ou argilitos e solos Calcários Pardos, Normais ou Para-Barros de margas e arenitos finos interestratificados e, ainda em solos Cálcarios Vermelhos de margas, solos Litólicos de arenitos, Aluviossolos Modernos e Padzois.

 

As Castas:

Castas Recomendadas:

Brancas: Alicante, Alvadurão, Broal Espinho, Marquinhas, Malvásia Rei (Seminário), Tália.

Tintas: Cabinda

Castas Autorizadas:

Brancas: Cercial, Fernão Pires, Rabo de Ovelha, Siria (Roupeiro), Seara Nova, Vital.

Tintas: Carignan, Periquita e Tinta Miuda.

 

A Cultura:

As Vinhas serão estremes, em forma baixa, em taçã ou cordão. As práticas culturais ultizadas são as tradicionais na região e as recomendadas pela C.V.R.L.

 

A Vinificação:

Os vinhos a destilar serão elaborados em adegas inscritas na C.V.R.L. e o seu teor alcoólico em volume natural será no máximo 10% e sem adição de conservantes artificiais.

 

Conservação e Destilação:

A destilação do vinho pode ser efectuada por sistema continuo em coluna de cobre, ou por sistema descontinuo em alambique de cobre e o teor alcoólico do destilado não poderá ser superior a 78% no primeiro caso e 72% no segundo caso.

 

Envelhecimento:

O envelhecimento efectua-se na região, exclusivamente em barris de carvalho e castanho com capacidade até 800 litros.

As Aguardentes "Lourinhã " podem ser comercializadas antes do final dos 24 meses de envelhecimento.

 

www.aguardentedoclourinha.com




line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra


sombra