escapadinhas
Leiria
line
Praia de Pedrógão
foto Praia de Pedrógão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Banhada pelo Oceano Atlântico, a Praia de Pedrógão deve o seu nome às grandes rochas escalvadas junto ao mar. Nesta única estância balnear do Concelho de Leiria, foram recentemente descobertos vestígios que revelam que a zona foi ocupada desde a pré-história.
Recentemente recebeu o galardão "Praia acessível?, resultado dos investimentos realizados pela autarquia no âmbito do acesso à praia por pessoas portadoras com mobilidade reduzida. Encontram-se, assim, disponíveis um tiralô e sinalética em braille para indicação de instalações sanitárias e balneários, a cegos e amblíopes.

 

A praia do Pedrogão, refletem a antiga arte da pesca nos barcos típicos, ou nos próprios trajes das mulheres. O próprio fruto do trabalho é motivo para visita num prato gastronómico bem guarnecido como o arroz de marisco ou uma rica caldeirada.

A faina começa, hoje em dia, nos dias de Verão quando a maré está baixa, com o barco a chegar á beira do mar empurrado pela força dos homens e a avançar pelas ondas à força de remos longos. Quem fica em terra dá o último impulso e segura as cordas das redes que serão cuidadosamente lançadas ao mar enquanto o barco se afasta. Quando o barco regressa à praia todos ajudam a alar a rede, enquanto os homens mais fortes puxam o barco para terra firme. Depois, com o peixe já a brilhar no areal, faz-se a lota e partilha-se a sorte da faina entre gestos de alegria.




line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra


sombra