escapadinhas
Lagoa - Carvoeiro
line
Farol da Ponta do Altar
foto Farol da Ponta do Altar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se falarmos de vista, o Farol da Ponta do Altar já estará em vantagem ,comparativamente com outros faróis . Com arribas a formar enormes grutas, plantas bem adaptadas aos ventos constantes e zona de protecção especial para aves, colónias de corvos marinhos, garças-boeiras e garças-brancas, tudo isso já valia uma visita a este local.

O Farol da Ponta do Altar foi construído em 1893, dez anos depois de ser aprovado pela Comissão de Faróis e Balizas o plano geral de alumiamento e balizagem da costa portuguesa.

Em 2008 entrou em funcionamento, no continente, um sistema de Controlo de Tráfego marítimo (VTS) cujo controlo secundário é efectuado junto ao farol da ponta do Altar, que ganhou uma grande antena. Este sistema ( VTS)  assegura o controlo de todo o tráfego marítimo até 50 milhas náuticas da costa, tendo como principais objectivos melhorar a segurança e a gestão do tráfego marítimo e preservar o património ambiental.

Informações Técnicas:

Local: Ferragudo
Altura: 10 m
Altitude: 32 m
Luz: FI R 5s
Alcance: 14 Milhas
Ano: 1983
Coordenadas
Latitude: 37º 06?03?? N
Longitude: 05º 42,8? W

Aberto ao público todas as quartas-feiras, das 14h às 17h.
Durante este período são realizadas três visitas guiadas pelos respetivos faroleiros, que ocorrem às 14h00, 15h00 e 16h00. O objetivo desta iniciativa é dar a conhecer a missão dos Faróis e as funções dos faroleiros, além de proporcionar ao público uma vista única sobre o mar a partir da Torre do Farol.




line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra


sombra