escapadinhas
Lagoa - Carvoeiro
line
Convento S. José
foto Convento S. José

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Convento S. José - um verdadeiro espaço de cultura viva na Cidade

/util/imgLoader.ashx?img=/upload_files/client_id_2/website_id_1/Imagens/Turismo/Patrimonio/Convento/Torre_Mirante.jpg /util/imgLoader.ashx?img=/upload_files/client_id_2/website_id_1/Imagens/Turismo/Patrimonio/Convento/Sala_exposicoes.jpg /util/imgLoader.ashx?img=/upload_files/client_id_2/website_id_1/Imagens/Turismo/Patrimonio/Convento/Claustro.jpg

Orientado por uma Ordem Religiosa de Freiras Mendicantes, o Convento de S. José destinava-se ao recolhimento (das religiosas e ao acolhimento) de crianças abandonadas. Em 1899 passou a funcionar como colégio de meninas, sob a orientação de um grupo de religiosas dominicanas, fechando, finalmente, as suas portas em 1910. Em finais da década de 80 a autarquia procedeu à elaboração de um projeto de intervenção global visando a recuperação e adaptação do edifício para fins culturais. Desde 1993, passou a albergar um dos pólos da atividade cultural da cidade.

São pontos de interesse, a par das exposições patentes ao público, a Capela de S. José, de onde se destacam as magníficas talhas douradas, oriundas da Capela do Compromisso Marítimo de Lagos, o Claustro, que com regularidade é palco de acontecimentos sociais e culturais e a Roda dos Expostos.  Destacam-se ainda, a Torre Mirante, estrutura quadrangular que se destaca do corpo do edifício, e um menir colocado no pátio de entrada, que testemunha a ocupação do concelho desde há cerca de 4.000 a 5.000 anos.

Horários de Funcionamento
De terça feira a sábado das 09h00 - 12h30 e das 14h00 - 17h30
Encerrado ao domingos, segunda feira e feriados.




line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra


sombra