escapadinhas
Lagoa - Carvoeiro
line
Chaminés de Porches
foto Chaminés de Porches

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cilíndricas ou prismáticas, quadradas ou rectangulares, simples ou elaboradas, as chaminés são um símbolo da região e uma prova da influência de cinco séculos de ocupação árabe.

 

Em Porches existem as mais belas chaminés do Algarve. Algumas destacam-se entre as demais de traça tipicamente algarvia, mas encantam-nos sobretudo pelos seus traços enigmáticos, constituindo a imagem de marca da Vila.

É o caso da chaminé que se convencionou chamar ex-libris da Vila, erguida sobre o casario secular com uma torre de menagem em miniatura. Nela, os mistérios envolvem interrogações nos relevos, na coroação em remates de pinhas, no círculo de extremidades de báculo, na roda de curiosos raios. E o mais intrigante é a figura humana nela patente. Datada de 1793, esta chaminé encontra-se na rua da Chaminé.

Ali bem perto, na  Travessa do Correio, eleva-se outra chaminé, provavelmente do séc. XVIII. Apresenta quatro faces que se elevam pelas frechas rasgadas na vertical, evidenciando-se na base quatro olhais circulares, um em cada face.

Na mesma aérea histórica da Vila há outro sinal da genuidade local das chaminés. É o Leão de Porches, edifício do séc. XVIII onde funciona o Restaurante com o mesmo nome, ostentando uma esplêndida chaminé que apresenta um leão coroado com folhas de videira.

Ao passear pela Vila, repare nos telhados das casas, certamente irá encontrar muitas mais chaminés merecedoras da sua contemplação.




line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra


sombra