escapadinhas
Guimarães
line
Santuário de Nossa Senhora da Penha
foto Santuário de Nossa Senhora da Penha

Desde sempre, a Penha mantém uma aliança ao sagrado, convivendo ininterruptamente com a religiosidade. O coração da montanha sempre bateu ao ritmo da fé dos peregrinos, que souberam, ao longo dos tempos, emprestar-lhe devoção, afecto e generosidade.

 
A devoção a Nossa Senhora da Penha remonta a Setembro de 1702 e teve por base a devoção de um ermitão chamado Guilherme. Vindo de uma cidade vizinha de Roma, o devoto, inspirado por Deus, colocou uma imagem da Virgem Nossa Senhora entre uns grandes penhascos, num local inóspito, para que fosse adorada pelos fiéis que o visitavam. Falecido o ermitão, o lugar foi ocupado pelos religiosos Carmelitas calçados. Nessa mesma altura, a Senhora passou a denominar-se Nossa Senhora do Carmo da Penha. 

 

Em 18 de Julho de 1873, o Papa Pio IX concedeu uma indulgência plenária e remissão de todos os pecados aos fiéis cristãos cumpridores da devoção a Nossa Senhora do Carmo da Penha.
Esta devoção dos vimaranenses foi aumentando e deu origem à primeira grande peregrinação à Penha, em 1894.

É no recinto do Santuário que, todos os anos, se concentram milhares de fiéis na imponente Peregrinação à Penha, como aconteceu em 2003.

 

 

 

O coração da montanha sempre bateu ao ritmo da fé. A primeira grande Peregrinação à Penha ocorreu a 8 de Setembro de 1894.

 

www.penhaguimaraes.com

 



Morada:

Penha, Guimarães


Site: www.penhaguimaraes.com

line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra


sombra