escapadinhas
Estremoz
line
Castelo de Evoramonte
foto Castelo de Evoramonte

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A cerca medieval de Evoramonte foi mandada construir em 1306, no reinado de D. Dinis (r. 1279-1325). O perímetro amuralhado forma um triângulo isósceles cujo lado maior segue a linha NE-SO. Mantém ainda as suas quatro portas principais e um postigo: a porta do Freixo, com arco gótico sem impostas e protegida por dois torreões cilíndricos, está orientada a Sul e tem uma inscrição que corresponde ao início da construção da cerca; a porta do Sol, muito semelhante à anterior, está orientada a Oeste; a porta de São Brás está orientada no sentido da ermida com o mesmo nome e ainda mantém as suas munhoneiras (encaixes para o eixo de um canhão, também designado por munhão); a porta de São Sebastião tem acesso directo por estrada à ermida do mesmo orago, sendo que esta denota influências quatrocentistas ou quinhentistas.
A Torre/Paço Ducal é um bom exemplar de arquitectura quinhentista, construído, em princípio depois do terramoto de 1531, pelos mestres Diogo e Francisco de Arruda, sendo o senhor da vila, na altura, D. Jaime, duque de Bragança. Segundo o historiador de arte Paulo Pereira, a sua planta centrada é provavelmente a sua característica mais marcante, que derivará tanto dos edifícios militares tradicionais, como de edifícios sagrados e funerários, estes mais comuns nesta época.
De qualquer forma, os conceitos estéticos manuelinos estão ainda presentes, apesar de, provavelmente, este edifício ter sido construído no reinado de D. João III (r. 1521-1557), período normalmente designado por Tardo-Manuelino.
 
 
Localidade: Evoramonte
GPS: N -7.715816244 W 38.77186345
 
 


João Tavares Tudo quanto servem é de uma frescura assinalável e o serviço é esmerado e muito atencioso. Optima esplanada
line Sergio Cruz Para quem gosta de marisco, é o sitio perfeito em Faro. Recomendo
line Paulo Jorge Restaurante com um optimo serviço, com uma comida de excelente qualidade e com uma excelente esplanadas. Cinco estrelas!!
line Margarida Reis Para quem é apreciador de bom marisco não deve deixar de experimentar o Farol. Excelente qualidade, marisco sempre fresco e uns preços excelentes. Sou cliente habitual e recomendo... Enquanto tive grávida dos meus filhos posso dizer que foi o único sitio que continuei a comer mariscos sem qualquer receio da sua qualidade. O serviço é excelente!!
line António Castro Sou cliente deste restaurante com uma frequencia moderada , por razões naturais estive 1 ano sem o frequentar quando tive oportunidade de voltar a este restaurante senti que a qualidade que estava acostumado continuava intacta ou talvez melhor. Parabéns aos responsaveis por este bom serviço recomendo-o a toda a gente que gosto.
line Vitor Serra Com uma excelente espalnada, o Farol tem sempre peixe fresco e marisco de qualidade, é recomendável fazer lá uma visita.
line Pedro Almeida Um dos bons e referenciados restaurantes de Faro. Sempre com peixe fresco e de qualidade.
line Armando Pereira Fui lá ontem comer um cherne grelhado com a minha esposa e só tenho a dizer é que fomos muito bem servidos. O Farol tem o melhor peixe e marisco de Faro.
line Carlos Vidal Este restaurante garante sempre a frescura e qualidade dos seus produtos, adoro ir lá comer um bom cherne , umas lulas grelhadas, o lingueirão à Farol é do melhor que há. Exprimentem!
line Nuno Rodrigues Sou frequentador do restaurante e devo dizer que o atendimento e o serviço são de excelencia, o Sr. Carlos com a sua simpatia e disponibilidade cativa os clientes. E o peixinho sempre fresco sempre bem servido, ai, ai aquele Lingueirão à Farol, que delicia. Recomendo a todos os que por Faro passam a ir ao Farol Cervejaria. É mesmo muito bom.
line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra