escapadinhas
Esposende
line
Artesanato de Esposende
foto Artesanato de Esposende

 

 

 

O imaginário dos nossos artesãos encontra a sua melhor expressão nos trabalhos em granito e no junco.

 

 

Fruto do sentimento próprio de cada artesão, de toda a vivência comunitária que o envolve e dos conhecimentos adquiridos ao longo dos tempos, o artesanato é o resultado de uma criação do imaginário individual de cada artista, da memória de um passado.

A descoberta da função utilitária e decorativa do artesanato remonta à Idade Média, persistindo a sua maturação ao longo do séculos tendo como base as especificidades identitárias próprias das artes e saberes de cada comunidade local.

As peças que hoje são adquiridas detêm um valor simbólico, estético ou manifestativo de recordação, transformando-se em objectos de arte ou testemunho de tradição.

O concelho de Esposende é extremamente rico em granito, matéria-prima que trabalhada pelas "mágicas mãos" dos canteiros transformam estes materiais pétreos em verdadeiras obras de arte. Os característicos trabalhos de junco, que resultam na elaboração de carpetes, passadeiras e cestas, são igualmente o testemunho de uma confecção artesanal legada através de gerações mais antigas.

 

 




line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra


sombra