escapadinhas
Celorico de Basto
line
Mosteiro Beneditino de S. João de Arnoia
foto Mosteiro Beneditino de S. João de Arnoia

 

 

 

 

 

 

 

 

O mosteiro beneditino de S. João de Arnoia, terá sido construído antes da Nacionalidade e também conhecido por S. João do Ermo. Escreve Frei João de S. Tomás, na "Beneditina Lusitana" que os fundadores, como o queriam edificarem honra de S. João Baptista, buscaram lugar semelhante ao deserto (...). O que parece é que D. Múnio Monis o edificou no ano de 1034.
Foi este mosteiro dos grandes e rendosos que a religião teve, mas o tempo lhe foi consumindo os bens temporais que tinha, porque vários Senhores de Celorico no tempo de D. João I, com ocasião dos direitos reais daquele concelho que tinham por El - Rei, fizeram reguengas muitas terras do mosteiro, por não haver quem lho impedisse. Isto lhe levou grande parte das suas rendas, como consta do cartório, donde se vê que tinha um couto em Rebordelo, além do Tâmega, bem como muitos benefícios da sua apresentação.
Com a falta de rendimentos e, mais tarde, a expulsão das ordens religiosas, o edifício, como muitos outros foi abandonado, nele vindo a instalar-se o Hospital da Santa Casa da Misericórdia, tendo mais tarde dado lugar ao lar de terceira idade, sua ocupação actual.



Site:
José Alberto Cancela no restaurante romando é onde se pode saborear o verdadeiro sabor do que é bom, para além da simpatia da gerência
line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra


sombra