escapadinhas
Aveiro
line
O Moliceiro
foto O Moliceiro

 

 

 

 

 

 

 

 

Moliceiro é o nome dado aos barcos que circulam na Ria de Aveiro, região lagunar do Rio Vouga na Costa Ocidental Norte de Portugal. Esta embarcação era originalmente utilizada para a apanha do moliço, mas actualmente mais usados para fins turísticos.
De entre os barcos típicos da região, o moliceiro é considerado o mais elegante; apesar da decoração colorida e humorística, é um barco de trabalho para a apanha do moliço, o qual era a principal fonte de adubagem nas terras agrícolas de Aveiro.
São barcos de borda baixa para facilitar o carregamento do moliço. Os moliceiros têm uma proa e uma ré muito elegantes que normalmente estão decorados com pinturas que ridicularizam situações do dia a dia. O comprimento total é cerca de 15 metros, a largura de boca 2,50 metros. Navega em pouca altura de água. O castelo da proa é coberto. Como meios de propulsão usa uma vela, a vara e a sirga. A sirga é um cabo que se utiliza na passagem dos canais.
A origem do moliceiro perde-se na noite dos tempos. Não é possível dizer com rigor como surgiu a embarcação mas acredita-se que seja oriunda dos fenícios, chegados à região vindos do mediterrâneo.

 



Site:

line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra


sombra