alojamentos
Guimarães
line
Pousada de Santa Marinha
foto Pousada de Santa Marinha

A origem do antigo mosteiro dos Regrantes de Santo Agostinho suscita ainda hoje opiniões diferentes: há quem diga que foi mandado erguer por Mumadona Dias, no século X; outros, afirmam que a ideia partiu da mulher de Dom Afonso Henriques. Situado na encosta da Penha, com vistas sobre Guimarães, o mosteiro sofreu obras através dos tempos, sendo que o aspecto actual resulta de importantes acrescentos realizados no século XVII. Com o fim das ordens religiosas, entrou para a posse de particulares. Em 1951 foi pasto das chamas num grande incêndio que o danificou profundamente. Toda a propriedade foi depois vendida ao Estado (1970). A reconstrução do Mosteiro de Santa Marinha da Costa ficou a cargo do arquitecto Fernando Távora, que ali conseguiu um belo compromisso entre o ambiente monástico e o conforto necessário a uma unidade hoteleira de primeira categoria inserida num belo jardim.

O resultado foi tão bom que a intervenção acabou por arrecadar o Prémio Nacional de Arquitectura de 1987.

A todo o edifício, que confina a norte com a igreja, foi acoplado um novo corpo mais baixo de estilo quase minimalista - contraste que não fere o conjunto. O antigo corredor de acesso às celas monacais, o claustro e a sala do capítulo são magníficos exemplares da grandeza do edifício original.

Os quartos que ocupam as antigas celas são de dimensões um pouco reduzidas, enquanto que, no corpo mais recente, são bem mais espaçosos. Em todos eles existe ligação à internet.

 

 

Chave de Ouro 2007, 2006 e 2005

 

 

 

 

Pousada Histórica de Luxo



Morada:

Largo Domingos Leite Castro - 4810-011 Guimarães


Telefone: +351 253 511 249
Fax: +351 253 514 459
E-mail: recepcao.stamarinha@pousadas.pt
Site: www.pousadas.pt

line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra

sombra